ANÚNCIO 728x90

LightBlog

sexta-feira, 4 de maio de 2018

,

7º FESTIVAL DO JAPÃO - BRASÍLIA - 2018

20 anos depois, o reencontro com o grande amigo Joe Hirata.


Ocorreu no Festival do Japão Brasília – FJB 2018, o maior festival japonês do centro-oeste, comemora sete anos de realização. É um evento oficial do Calendário de Eventos do Distrito Federal e um Evento Oficial dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. Uma oportunidade de conhecer aspectos da cultura e da culinária japonesa.

Estava estudando para a prova da faculdade que faria no sábado (05/05/2018), quando a Renata Zimmermann, me alertou sobre o início do 7º Festival do Japão que ia acontecer no Parque da Cidade aqui em Brasília e que o Joe Hirata ia se apresentar naquela noite. Não deu outra, como já era de tarde, falei para ela que ainda dava tempo de ir ao Festival e rever o velho e grande amigo do Japão.



Em 1992 fiz a minha primeira reportagem com o Joe Hirata numa apresentação dele na cidade de Toyohashi num evento de Karaokê, para o Suri-Emu News na época. Dois anos depois, em 1994 o Joe Hirata tornou-se o Campeão Nacional no Concurso da TV NHK, cantando a música "Shining On Kimiga Kanashii".

Em 1997, o Joe Hirata me chamou para ouvir o K-7 da gravação da música que ele estava lançando na época. Iniciou sua carreira profissional em 1998 num grande show realizado em Nagoya – Japão, lançando seu primeiro CD single LEMBRANÇAS. Retornou ao Brasil em 1999 e lançou seu CD álbum SONHO DE UM BRASILEIRO na casa de espetáculo Olympia em São Paulo.

Até meados do ano seguinte (1998) viajamos muito pelo Japão, onde ele fazia seus shows. O sucesso de Joe Hirata expandiu pelo Japão o que o levou a percorrer as cidades da colônia japonesa no Brasil. Daí em diante os nossos caminhos seguiram rumos diferentes.



Nesta sexta-feira, dia 04/05/2018, 20 anos depois foi com muita alegria que a oportunidade do reencontro aconteceu. Ele já lançou o seu 8º CD e eu estou lançando agora o meu 4º livro que irá falar sobre a minha vida de dekassegui no Japão, onde vou contar muitos detalhes sobre a jornada dos brasileiros que pousaram na Terra do Sol Nascente no início dos anos 90. O fenômeno dekassegui como ficou conhecido na época desencadeou uma série de consequências como a síndrome da volta. E será sobre esse tema que estarei relatando no próximo livro a ser lançado em breve. 




Momentos mágicos se realizam quando a amizade permanece além do tempo e espaço, e foi essa uma das mensagens que publiquei no ano de 1992 quando editava o Suri-Emu News e registrei numa edição que: "Um dia quero olhar para trás e ver o rastro que deixei no Japão. O maior tesouro ainda é a Amizade!" E são esses laços que mantêm unidos até hoje as velhas amizades nascidas em solo japonês.



Gratidão profunda,
Shima.



0 comentários:

Postar um comentário

ANÚNCIO

LightBlog