ANÚNCIO 728x90

LightBlog

quarta-feira, 9 de maio de 2018

KYUUKEI - INCENTIVANDO O INTERCÂMBIO


Residi no Japão por quase 16 anos, na cidade de Toyohashi, província de Aichi. A primeira vez que fui ao Japão, as razões eram pessoais e familiares e não financeira. Na segunda estadia, foi espiritual.

Durante a segunda etapa da minha permanência no Japão, seguia a minha rotina como qualquer dekassegui, procurando sempre de alguma forma – além do serviço na fábrica - ser útil para a comunidade brasileira na minha cidade... por isso, participava em diversos eventos.

Foi nessa época – no ano de 2002 -, quando cuidava de uma creche para crianças brasileiras, filipinas e peruanas, que vi a necessidade de criar um veículo de comunicação que pudesse amenizar as dificuldades de comunicação e integração entre japoneses, brasileiros e peruanos.

Nasceu aí... a revista Kyuukei.

Esta foi a minha mensagem para os leitores, quando lancei a revista:

“A cidade de Toyohashi é onde descemos para uma parada temporária. É também o lugar que optamos por morar e trabalhar. Para tornarmos essa estadia agradável, precisamos manter inabalável o motivo original que nos trouxe para esta terra tão distante e concentrarmos em nosso objetivo aqui no Japão.

O Brasil, assim como o resto do mundo, têm seus problemas. Aqui não seria diferente. Devemos isso sim, buscar no nosso dia-a-dia, compreender que vivemos num país que nos dá uma chance de alcançar nossos sonhos. O primeiro passo é cultivar o sentimento de gratidão por aquilo que temos: oportunidade!

Quando isto acontece, a vida fica mais fácil de viver, porque gratidão gera gratidão. Devemos ser gratos por termos um lugar para viver, uma casa para nos abrigar quando voltamos cansados... um cantinho para esticarmos o nosso esqueleto moído pela jornada de trabalho. Sem esse conforto não haveria razão para estarmos aqui.

O Kyuukei busca despertar esse sentimento por uma cidade que nos acolhe, que procura atender nossas necessidades, que embora haja dificuldades de comunicação, vem criando formas de melhorar o intercâmbio entre culturas tão diferentes e que busca facilitar a nossa vida nesta cidade maravilhosa!

O Kyuukei quer mostrar à comunidade japonesa que somos um povo alegre, trabalhador e acima de tudo honesto. Não viemos para causar problemas, mas encontrar soluções para nossas vidas.

O Kyuukei é um espaço que criamos para homenagear a cidade e seus habitantes, mostrar o lado positivo do relacionamento entre as pessoas, da beleza de se curtir uma amizade, e acima de tudo semear o espírito de gratidão entre nós!

(Shima)”

Foi uma das mais lindas experiências que vivi no Japão. E a partir desse trabalho, senti grandes mudanças na minha própria vida. Somados às lições que aprendemos dentro das fábricas, a participação atuante de pessoas na comunidade brasileira, que desenvolvia o sentimento de solidariedade, me fez crescer muito, como um ser humano!

Ernesto Shimabuko​

Foto: Toyohashi Visitors & Convention Association.

0 comentários:

Postar um comentário

ANÚNCIO

LightBlog